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22/01/2015 - Aprenda a lidar com as críticas construtivas e destrutivas

As críticas fazem parte do nosso dia a dia. Embora pareçam algo negativo, nem sempre é assim: também chamadas de feedbacks, as críticas podem ser construtivas ou destrutivas, dependendo de quem as faz, e de como são faladas.

Foto: © Depositphotos.com / lightwavemedia

As críticas construtivas são aquelas transmitidas com o intuito de corrigir algo que não está indo bem, seja no âmbito operacional ou comportamental. Elas são realizadas através do apontamento de uma situação específica, e em seguida são dadas informações para contribuir para a melhoria do colaborador.

Já as críticas destrutivas são aquelas feitas da maneira incorreta e indelicada, com acusações sem fundamento e sem qualquer contribuição para nosso crescimento e amadurecimento. São feitas por pessoas despreparadas, que não têm habilidade de oferecer um feedback assertivo.

Em nosso cotidiano, nos deparamos frequentemente com as duas situações, e é preciso estar preparado para lidar tanto com as críticas construtivas quanto com destrutivas. Confira dicas importantes para saber lidar com as duas circunstâncias:

- É preciso saber interpretar uma crítica construtiva da melhor maneira possível. Entusiasme-se, sinta-se acolhido, e reflita sobre o ocorrido. Aceite-a como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Ao final, agradeça a pessoa que a fez e coloque-se à disposição para futuros feedbacks;

- Em relação às críticas destrutivas, receba-as com inteligência e controle emocional, uma vez que elas vêm carregadas de informações negativas e que podem comprometer seu comportamento e até afetar a autoestima e produtividade.

Não retribua esse tipo de crítica. Em vez disso, reflita sobre o fato, utilize a resiliência e pense na lição positiva que pode extrair de tal situação. Se você ficar chateado e achar pertinente, em outro momento, dê um feedback construtivo a essa pessoa, relatando o quanto ela foi impertinente na forma como realizou a crítica a você.

Se você for a pessoa que vai realizar a crítica, pense bem no que vai falar. Coloque-se no lugar da outra pessoa e pense em como você se sentiria ao receber tal feedback. No mais, faça a crítica de maneira construtiva, harmoniosa e agradável. Chame a pessoa para conversar em um lugar reservado e faça os apontamentos e as contribuições. Agindo assim, você estará dando apoio para a pessoa seguir em frente em seu processo de evolução contínua.

José Roberto Marques
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/

 

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